Ilha Do Mel

As Regiões de praias - Mapa da Ilha

Belas praias de toda ilha são um convite a um agradável banho de mar, prática de esportes ou simples passeio. A Ilha do Mel é conhecida também pelo número de praias hoje já dividas nas seguintes regiões:
1. Praias da Região da Fortaleza
2. Praias da Região da Ponta Oeste
3. Praias da Região de Encantadas
4. Praias da Região de Nova Brasília
5. Praias da Região do Farol

  • Mapa da Ilha do Mel

Praia Brasília

O principal ponto de desembarque para as praias do Farol, Fortaleza, Fora, Grande e Belo. É, sem duvida, o melhor lugar para se começar a explorar a Ilha.
Apenas 30 metros de dunas brancas separam o mar de dentro do mar de fora onde ocorreu, devido a erosão provocada pelo mar, a divisão da Ilha a alguns anos atrás. Atualmente nota-se que a estreita faixa de terra está se recompondo aos poucos.
Amantes da natureza, esportistas ou quem quer somente descansar consideram a Nova Brasília como o lugar ideal para se hospedar, comer e partir para passeios e aventuras inesquecíveis.

Praia das Encantadas

As Praias das Encantadas são divididas em duas praias distintas: a de fora e a de dentro.
1) A praia da Encantada de dentro é um dos locais mais pitorescos da ilha. É o principal ponto de desembarque para a a Gruta e outras praias mais para o norte.
2) As praias das Encantadas de Fora ficam de frente para o mar aberto caracterizando-se pela natureza e praias selvagens. Existem diversas e boas opções de pousadas e restaurantes nesta praia além de uma vida noturna bem agitada.
A praia tem cerca de 1 km e é cercada por casas de pescadores. Inúmeras embarcações de pesca e recreio utilizam esta enseada como um local seguro para fundearem.
Uma das principais atrações é a gruta que, segundo a lenda, abrigava sereias que atraiam navios para os rochedos com seus cantos. Um programa obrigatório.

Praia da Bóia e Praia da Fortaleza

Praia da Bóia
Pequena, com pedras e areia fofa, ficando submersa na maré cheia.
Praia da Fortaleza
As águas tranqüilas da praia da Fortaleza de hoje já foram palco de batalhas em defesa da nossa soberania. Hospedar-se perto da Fortaleza significa atualmente descanso e férias sossegadas. É o lugar ideal para se isolar do mundo e curtir toda exuberância da natureza.
Caminhar pelas suas extensas praias ou conhecer um pouco da história do Brasil são alguns dos programas imperdíveis aqui na Fortaleza. Não deixe de conhecer!

Praia da Gruta

Pequena, fica encoberta na maré alta. Na maré baixa forma pequenas piscinas naturais. É caminho de acesso à Gruta Encantada da Praia de Fora
A Praia de Fora é muito freqüentada, durante os finais de semana, por surfistas e praticantes de esportes de areia. Localizado entre o morro do Farol e morro do Joaquim tem aproximadamente 400 metros de comprimento e varia de largura conforme as marés. Nos dois extremos existem diversas pedras e poças que abrigam inúmeras espécies marinhas. Durante a semana fica praticamente deserta. Imperdível!
Extensa, com cerca de 1quilômetro, tem vegetação nativa e areia fofa e clara. Boas ondas para o surf. Tem praça de alimentação de frente para o mar.

Praia do Belo

A praia do Belo é a praia dos apaixonados. Sua beleza esta distribuída numa pequena faixa de areia de 10mts cercada pela exuberante mata da Ilha.
O trajeto pela trilha já vale o passeio. Aqui pode-se ver de perto as inúmeras espécies de plantas e pássaros que a Ilha abriga. A trilha começa na Nova Brasília, percorrendo matas e mangues e vai até a Praia Grande. Quem conhece o Belo jamais esquece!

  • Praia do Belo

Praia do Cassual

Areia fofa. Deserta. Abriga uma unidade da Marinha do Brasil, a Rádio Farol. Desta prai se avista os golfinhos. Aqui inicia a região de mangue.

Praia do Farol

As águas serenas da Praia do Farol das Conchas são um convite ao relaxamento. Ao lado do farol encontram-se diversas piscinas naturais cheios de vida marinha. Durante ressacas são formadas as famosas "Ondas das Paralelas” consideradas pelos surfistas um dos melhores picos de surf existentes no país. Diversas pousadas estão localizadas em frente a este visual inesquecível. Fica praticamente deserto o tempo todo. Ideal para passeios.

Praia do Saco do Limoeiro

Águas calmas, com vista do continente. Em seu final, fica o trapiche (terminal de embarque/desembarque) de Nova Brasília.

Praia do Miguel

Bela enseada com areia clara e fina. O fundo do mar tem vários buracos. Vegetação nativa. Quase sempre deserta. A praia do Miguel é a mais isolada e preservada da Ilha. Não existem habitantes e é proibido qualquer tipo de construção. Aqui a natureza caprichou e foi deixada intacta para você!
Esta praia faz parte do caminho para as praias do norte e sul da Ilha. Na extremidade sul encontra-se o Morro do Sabão (escorrega mesmo!) onde são realizados campeonatos de paragliding e vôo-livre. A praia tem cerca de 600 metros e o mar é agitado. Esta é a praia para quem quer total isolamento.

Praia Grande

Provavelmente uma das praias que mais preserva as características originais da Ilha. Agora com luz, possui algumas pousadas bastante freqüentadas por surfistas e amantes da vida sem as comodidades da cidade.
Nas suas extremidades encontram-se varias piscinas naturais e até pequenas grutas. A praia tem cerca de 1.100 metros de extensão e é perfeita para caminhadas ou simplesmente pegar sol. O mar é propicio para o surf. É passagem obrigatória pra a praia do Miguel. Você vai adorar esta praia!

Praia Ponta Oeste

Com areia fofa, águas tranqüilas e vegetação nativa. Abriga um vilarejo de pescadores.