Pontal Do Paraná

Rio Guaraguaçu

O rio Guaraguaçu nasce próximo a Matinhos e percorre mais de cem quilômetros, atravessando o município de Pontal do Paraná, até encontrar o mar na localidade da Ponta do Poço, no balneário de Pontal do Sul. É o principal rio da bacia de Paranaguá.
Divisa dos municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná, Em suas margens se podem encontrar trechos da Mata Atlântica completamente preservada, entrecortados por mangues apinhados de caranguejos. A fauna e a flora locais são ricas, proporcionando aos visitantes espetáculos de botos, jacarés e capivaras que se escondem entre a mata.
O rio possui um trecho navegável de 60 km, que liga a ponte do Guaraguaçu à baía de Paranaguá. Os 30 primeiros quilômetros são de água doce, que vão até o Poço do Maciel, onde suas águas se encontram com as do rio Maciel. A partir deste ponto, o Guaraguaçu começa a receber a influência do mar, que salitra a água e faz o rio correr conforme as marés.
Sendo considerado um verdadeiro viveiro natural é povoado por várias espécies de peixes, tanto os característicos de água doce, como os de água salgada. Nele são encontrados com fartura robalos, acarás, traíras, jundiás, bagres, cat-fish, carpas, tilápias, e até mesmo pacus. Estes últimos se adaptaram ao ambiente vindo de alguns tanques de criadouros particulares, instalados às margens do rio, que se romperam.
Então fica a dica para quem quiser pescar nas férias e feriados prolongados no Nosso Litoral Do Paraná.


Fonte: http://pescariamadora.blogspot.com.br/2011/09/rio-guaraguacu.html – 17/08/2016 – 14h40 minutos

  • Foto: Anderson do Rosário
  • Foto: Anderson do Rosário
  • Foto: Anderson do Rosário
  • Foto: Anderson do Rosário
  • Foto: Anderson do Rosário
  • Foto: Anderson do Rosário