Paranaguá

Ferradura Gastronômica

Festa de Nossa Senhora do Rocio - 2011

Santuário da Padroeira do Paraná está situado no Bairro do Rocio, à margem da baía de Paranaguá. Localiza-se na Praça Luiz Xavier, tradicional logradouro que possui um chafariz vindo da Inglaterra, composto de ferro e ornamentando com caras de leão.
A primeira igreja dedicada à Mãe do Rocio foi edificada em 1813. Nesta mesma época se oficializou a primeira Festa de Nossa Senhora do Rocio. O seu atual Santuário é de 1920 adaptado aos novos tempos, onde recebe durante todo o ano milhares de fiéis que dão continuidade à devoção de quase três séculos.
A devoção à teve início no séc. XVII, após a elevação da Vila de Paranaguá, em 1648. A imagem da Mãe do Rocio foi encontrada nas redes do pescador Berê, na baía de Paranaguá. Em 1686, o povo de Paranaguá, às margens de sua baia, foi assolado por uma grande peste. Essa gente recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, invocada sob o título do Rocio, para que os livrasse desta terrível doença. Desde aquela época, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições do povo do Paraná. Rocio quer dizer orvalho da manhã. É o sereno silencioso da madrugada que encharca com sua brisa a tudo e a todos. Jesus é o Rocio, mediador de todas as bênçãos, pelas mãos intercessoras de Nossa Senhora do Rocio.
Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por sua intercessão, a devoção se espalhou entre o povo do Paraná. De diversos lugares as multidões faziam romarias ao Santuário da Mãe do Rocio. Assim em 1977, o Papa Paulo VI declarou para eternidade Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.
Também em nossos dias, cresce a devoção à Mãe do Rocio. O Santuário promove romarias e missas que tocam o coração das pessoas. Muitas graças são alcançadas. Os bispos do Paraná e os Missionários Redentoristas dão o dinamismo ao trabalho de evangelização no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Dia 15 de novembro é o dia da Padroeira do Paraná e às 16 horas desse dia acontece a caminhada Solene da Mãe do Rocio, que atrai milhares de fiéis que a imagem de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Nossa Senhora do Rosário. E no dia 16 data de encerramento da solenidade acontece com a Procissão de retorno, que é o trajeto inverso ao Santuário, em referência à crença de que ela teria sido mudada de lugar diversas vezes pelos moradores de Paranaguá, mas sempre retornava ao seu lugar de origem, às margens da baia.
A programação completa das festividades de 2011 disponibilizado pela organização está publicada neste portal do Nosso Litoral Do Paraná. Basta clicar no arquivo para ler ou imprimir. Para mais informação acesse ao site: www.satuariodorocio.com.br – Email: santuario@santuariodorocio.com.br – Telefone: (41) 3423-4322

  • Festa de Nossa Senhora do Rocio - 2011
  • Festa de Nossa Senhora do Rocio - 2011