Ilha Do Mel

Via Marítima

A chegada a Ilha do Mel, é via marítima com duas alternativas de embarque:
Barcos a partir de Pontal do Paraná: Com embarque no balneário de Pontal do Sul. A distância da travessia é de aproximadamente 2,5 milhas com duração de 30 minutos. As saídas das embarcações são diárias no horário das 8h às 19h, a cada 30 minutos ou conforme lotação.
Barcos a partir de Paranaguá: A distância da travessia é de aproximadamente 15 milhas com duração de 90 minutos em barcos fretados. Há linha regular de embarcações, saindo diariamente de Paranaguá nos horários das 8h, 9h30 13h, 15h, 16h30 e 18h.
Para chegar em Pontal do Paraná ou Paranaguá há diversas alternativas, todas maravilhosas que valem a pena documentar todos os momentos que com certeza serão inesquecíveis. Você pode chegar na Ilha do Mel conhecendo a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, também há opção que conhecer a sinuosa Estrada da Graciosa, ou também descer pela BR 277, pista dupla com excelente estado de conservação mantido pela Concessionária ECOVIA com um posto de pedágio entre Curitiba – Paranaguá.
Caso esteja em Curitiba ou nos Estados vizinhos de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, poderá chegar na Ilha do Mel utilizando a rodovia BR 376.

Via estrada da Graciosa

Uma boa opção é sair de Curitiba pela BR 116, sentido São Paulo e entrar a direita no portal da Graciosa para presenciar a bela e indescritível paisagem da nossa serra do Mar, isto é claro via Caminho da Graciosa (Caminhos do Litoral), hoje conhecido por Estrada da Graciosa (veja a importância histórica desta estrada para o estado paranaense).
Chegando a Morretes uma alternativa é saborear um delicioso barreado prato típico da região. E daí basta seguir em frente sentido Paranaguá BR 277. Após a localidade de Alexandra, a uns 10 quilômetros antes de Paranaguá, basta dobrar à direita na PR 407, mais conhecida como estrada velha. Muito bem conservada, porem com pista simples e você chegará a Pontal do Paraná. Naquela localidade deverá seguir a esquerda, agora na PR 412 pôr mais uns 27 quilômetros até Pontal do Sul, devendo fazer a travessia de barco.

Via estrada de ferro

Uma outra forma marcante para os turistas de se chegar em Guaratuba, é conhecer a belíssima Serra do Mar, fazendo uma viagem de Trem pela ferrovia Paranaguá – Curitiba (conheça a história desta estrada e a importância econômica para o desenvolvimento do país). Vale a pena documentar uma viagem de trem neste percurso.
Ao chegar em Morretes uma alternativa é saborear um delicioso barreado prato típico da região. E daí basta seguir em frente sentido Paranaguá BR 277. Após a localidade de Alexandra, a uns 10 quilômetros antes de Paranaguá, basta virar à direita na PR 407, mais conhecida como estrada velha. Muito bem conservada, porem pista simples você chegará à Pontal do Paraná. Naquela localidade deverá seguir a esquerda, agora na PR 412 pôr mais uns 27 quilômetros até o balneário de Pontal do Sul, devendo fazer a travessia de barco.

Via BR 277

Outra opção também é pela BR 277, saindo de Curitiba sentido Paranaguá, ao chegar na localidade de Alexandra, a uns 10 quilômetros antes de Paranaguá, deve dobrar à direita na PR 407, mais conhecida como estrada velha. Muito bem conservada, porem pista simples você chegará à Pontal do Paraná. Naquele município deverá seguir a esquerda, agora pela PR 412 pôr mais uns 27 quilômetros até a praia de Pontal do Sul. Em Pontal do Sul você deve fazer a travessia de barco.

Via BR 376

Pela rodovia BR 376 você também chega ao nosso litoral paranaense. Esta é a rodovia que liga Florianópolis à Curitiba e na altura da localidade de Garuva deve dobrar à esquerda na PR 412, estrada de pista simples, e rodar pôr uns 38 quilômetros até Guaratuba. Ali você deverá tomar a balsa, atravessando a baia de Guaratuba até chegar em Matinhos. Continue pela PR 412 conhecida por Rodovia das Praias até Pontal do Sul. Em Pontal do Sul você deve fazer a travessia de barco.